domingo, 14 de setembro de 2014

RITUAL TUKANO DO YURUPARI


YURUPARI, ou RITO DE FRUTAS, é um ritual de iniciação dos jovens Tukano. É realizado geralmente na ocasião da maturação de certas frutas. Grande quantidade de frutas são trazidas pelos homens ao som dos instrumentos musicais. O ritual propriamente dito acontece no fim da estação seca e no início da estação chuvosa e dura três dias Durante o ritual as flautas que representam os ancestrais são mostradas aos jovens. Os mais velhos da comunidade tocam o instrumento dentro da casa, ao passo que os mais jovens (já iniciados) tocam fora da casa. As mulheres não podem ver essas flautas, sob pena de morte. Por isso durante o rito elas ficam na parte de trás da casa, atrás de uma parede de folha de palmeiras entrelaçadas, colocadas na ocasião, ou então embrenhando-se mata a dentro. As flautas são tiradas do rio, onde habitualmente são guardadas fora dos períodos rituais.


Durante a noite, o xamã purifica todas as substâncias que serão utilizadas durante o ritual (tabaco, coca, ervas de poder, tinta preta e vermelha, etc). No dia seguinte, as flautas são, de novo, colocadas dentro da água e os xamãs distribuem o fumo cerimonial, a coca, o tabaco e a tinta preta para todos os participantes. O dia passa-se em cantos. No início da noite, os iniciados, de cabelos raspados, corpos pintados de preto, entram na casa nos ombros dos mais velhos. Durante a noite, os homens lhes apresentam as flautas (que simbolizam os ancestrais) ensinando-lhes a tocá-las. Mais tarde, um xamã açoita todos os participantes para os tornar mais fortes. Estes se pintam de novo com tinta negra e passam o resto da noite e o dia seguinte tocando flautas e cantando. No terceiro dia os iniciados vão dormir, pela primeira vez, perto da parede de folhas de palmeira, colocadas na parte de trás da casa.

Assim que o dia amanhece, os iniciados vão tomar banho no rio e ao retornarem, entram novamente na casa, carregados novamente pelos mais velhos, e as mulheres lhes servem formigas saúvas e beiju de fécula de tapioca. As flautas são colocadas dentro das folhas de palmeira e imergidas novamente no rio. Os iniciados são isolados durante dois ou três meses em um compartimento especial da casa. O período de reclusão é consagrado à aprendizagem dos mitos e tradições orais. O fim da reclusão pubertária é marcado, também, por um banho ritual no rio. Depois, com o corpo pintado de vermelho pelas mulheres, entram novamente na casa, carregados pelos mais velhos como ”recém-nascidos”, e lhes dão para comer peixe cozido na água com sal e pimenta. Pouco depois ocorre uma dança comunitária, com a participação das mulheres, durante a qual são distribuídos beijus a todos os participantes. Esse rito marca a reintegração do iniciado no grupo patrilinear. O iniciado retorna depois, progressivamente, à alimentação normal.


Texto de Berta G. Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário