quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TIAHUANACO, A CIDADE MAIS ANTIGA DO MUNDO




O altiplano boliviano guarda em seu deserto arenoso, próximo ao lago Titicaca, a aproximadamente 4000 m de altitude, uma das obras mais misteriosas construídas pela mão do homem: TIAHUANACO.

Estudos baseados no eixo de inclinação da terra, levando em consideração a posição do sol, e o ângulo que as pedras das ruínas de Tiahuanaco apresentam durante um dia completo de sol, levaram o erudito boliviano Arthur Posnansky a calcular a idade da cidade de Tiahuanaco em 17 mil anos. Alguns anos depois e com a tecnologia astronômica mais avançada, novos cálculos foram feitos, dando a Tiahuanaco uma idade mais certa e, sem dúvida não menos interessante que a de Posnansky: 12 mil anos. O suficiente para alça-la ao status da CIDADE MAIS ANTIGA DO MUNDO!

Mas o que dizer sobre essa cidade que talvez guarde o segredo dos primeiros habitantes da América do Sul? Quem a construiu? Quem eram os tiahuanaquenhos? A resposta a essas perguntas gera ainda muita polêmica e algumas histórias um pouco fantasiosas. No momento, só temo suma certeza: a origem de Tiahuanaco encontra-se a milênios no passado.

Quando os espanhóis chegaram nos Andes, perguntaram aos Incas se eles haviam construído a cidade de Tiahuanaco e, para grande surpresa, a resposta foi “NÃO!”. E mais: afirmaram que eles já conheceram a antiga cidade como ruínas. Sabe-se, ainda, que os Aymaras, precedentes dos Incas e um dos povos mais antigos dos Andes, não atribuíam a si à construção da cidade. Pelo contrário: diziam que ela pertencia aos primeiros habitantes da terra, aqueles que haviam sido criados antes do sol, da lua e das estrelas.

Mitos a parte, pouco se sabe sobre os primeiros habitantes desta misteriosa cidade, como viviam, como se comportavam, quais eram seus hábitos. O que sabemos é que deixaram um legado histórico incompleto sobre os seus costumes e uma lista de mistérios que muitos até hoje tentam decifrar.

Em seu livro "Eine prahistoriche Metropole in Sud América" (Uma metrópole pré-histórica na América do Sul), Posnansky fazia notar que o Wiraqocha, "Deus encarnado", segundo a mitologia andina teria aparecido no lago sagrado – Titicaca – e ali fundou a nova terra logo depois do dilúvio. Posnansky sustenta que Tiahuanaco teria sido construída antes desse acontecimento – que ele situava em 9.500 a.C. De acordo com o austríaco, quando a cidade foi construída ficava à beira do lago. Só após os transtornos do dilúvio,o lago abaixou seu nível em aproximadamente 34 metros, privando assim a função portuária que era estava na origem da cidade.

As três construções mais importantes de Tiahuanaco são a pirâmide de AKAPANA, o templo KALASASAYA, o templo PUMA PUNKU e o TEMPLO SEMI-SUBTERRÂNEO.

É possível que Akapana fosse uma pirâmide com terraços escalonados, utilizada como fortaleza pelos antigos habitantes de Tiahuanaco. Os Aymaras o chamam de “Castillo” (Castelo). Já no século XVIII foi concedida ao espanhol Oyaldeburu o direito de efetuar escavações em Akapana, em busca de um suposto tesouro inca em seu interior. Foram encontrados condutos ou caminhos no interior da construção, mas nenhum tesouro. Uma das hipóteses sobre a construção desses canais, foi a de dar escoamento ao fluxo de água, de um grande lago artificial que havia em seu topo. Na opinião de Posnansky, os condutos de Akapana estariam conectados com outras estruturas de pedra encontradas na direção do lago.


O templo Kalasasaya, de 137 x 122 m, foi construído no eixo leste-oeste. Era, na opinião de Posnansky, um observatório astronômico de pedra. Ele demonstrou que os onze pilares que sustentavam a parede ocidental do templo marcam determinados dias do ano entre os dois solstícios. Dessa forma, os peritos e sábios tiahuanacos podiam determinar seus 20 meses.
 Para tal, o edifício precisou ser orientado com precisão para o meridiano, largura e comprimento, sendo ajustados ao ângulo máximo de declinação do sol entre os solstícios. Foi justamente esse estudo de Kalasasaya, que levou a Posnansky a surpreendentes conclusões sobre a época da construção da cidade: enquanto media a distância e os ângulos entre os pontos dos solstícios, percebeu de que a estrutura mesma do templo indicava uma inclinação da Terra em relação ao Sol de 23º 8´48" que não coincide com a inclinação eclíptica de 23º 5`. Conferindo com as indicações da Conferência Internacional das Efemérides de Paris (1911), a inclinação de 23º 8`48" da eclíptica corresponde a mais ou menos 15.000 anos a.C.



 
A incrível Porta do Sol, um dos mais conhecidos monumento de Tiahuanaco, é sem dúvida a maior obra dos primeiros povos andinos: um portal monolítico esculpido em uma grande pedra vulcânica com três metros de altura, quatro metros de largura e um metro de espessura, com o peso de 10 toneladas e cheia de símbolos desenhados em baixo relevo.Posnansky a estudou a fundo, afirmando que ela representava um calendário de vinte meses, sendo a figura central (reconhecida pela maioria dos especialistas como Wiraqocha) associada ao equinócio da primavera ou seja setembro no Hemisfério Sul – início do ano tiahunaco. A Porta do Sol, em conjunto com a parede do Kalasasaya, formavam, além do calendário solar, um complexo calendário lunar.

 
Relação entre a muralha de Pilares do Kalasasaya e a Porta do Sol

Imagem animada de "Las Caminantes"

Os 20 meses esculpidos na Porta do Sol
Em frente à entrada principal do templo Kalasasaya existe uma praça a uns dois metros abaixo do terreno, conhecida como Templo semi-subterráneo. Nas paredes desta praça existem 48 litoesculturas cefaliformes que representam cabeças antopomorfas e zoomorfas. A maioria destas últimas são totens felinos, mas também tem representações de peixes. O significado destas culturas cefaliformes encontra-se nos cultos totêmicos , muito importantes nas culturas arcaicas.

No centro de esta área semi-subterrânea existe um monólito, que chamamos Kon-Tiki: escultura antropomorfa com uma barba, o que é um enigma para os experts, uma vez que os indígenas do Novo Mundo em sua maioria não têm barba. Hoje em dia acredita-se que Kon-Tiki seja outra representação de Wiraqocha.

Se Posnansky estiver correto e Tiahuanaco foi realmente construída quinze milênios antes de Cristo, não somente a história do Novo Mundo, mas toda a história humana deveria ser reescrita.

Baseado em texto de Chalil Costa e de Yuri Leveratto

Nenhum comentário:

Postar um comentário