sexta-feira, 27 de março de 2009

UNIVERSIDADE INDÍGENA


Em 11 de Abril serão inauguradas três universidades indígenas na Bolívia.
O Ministério da Educação, através do Vice-Ministério da Educação Superior de Formação Profissional, realizará a criação de três univesidades indígenas no pais, em 11 de abril, oportunidade em que serão inauguradas essas três casas de estudos superiores.

O Ministro da Educação, Roberto Aguilar Gómes, ratificou que estas univesidades serão criadas nas cidades de Warisata (La Paz), Chimoré (Cochabamba) e Kuruyuki (Chuquisaca), em cumprimento ao Decreto Superior Nº 29.664. que estabelece o funcionamento dessas entidades descentralizadas de educação pública superior. Esclareceu, ainda, que as atividades acadêmicas dessas universidades só começarão na primeira quinzena de julho porque ainda se trabalha na eleição das autoridades acadêmicas e dos docentes.

A criação de universidades indígenas é parte da proposta do sistema educativo plurinacional, para promover a educação plurilíngue, que incorpora o aprendizado ao próprio idioma, adotando o castelhano como a segunda língua e uma terceira língua estrangeira.

Quanto aos cursos que essas univesidades oferecerão, anunciou que serão próprios à produção local. Por exemplo: na Universidade Aymará Túpac Katari, que funcionará em Warisata (La Paz), oferecerá curso de Indústria Textil e Indústria de Alimentos. Na Universidade Quechua Casimiro Huanca, em Chimoré (Cochabamba), se ministrará agronomia, manejo de recursos florestais e turismo, enquanto a Universidade Guarani e Povos das Terras Baixas Apiaguaiki Tumpa, em Kuruyuki (Chuquisaca), funcionarão cursos de hidrobarbonetos, recursos florestais, piscicultura e veterinária. "Essas universidades não seguirão o modelo tradicional. - diz o Ministro. - Nos aspectos gerais e institucionais, terá reitores, docentes e cursos, mas seu aspecto metodológico e de funcionamento serão adequados às formas comunitárias de desenvolvimento". As comunidades serão encarregas de selecionar os jovens que estudarão nessas casas superiores, com a obrigação de servirem a seus povos.

Notícia tirada do "Diario La Prensa", La Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário