terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ANO NOVO MAIA


Na Guatemala, a população de origem maia participa de ritual para comemorar o Ano Novo Maia no sítio arqueológico de Iximche.

De acordo com a tradição maia, neste domingo (dia 22) iniciou-se o ano 5123.

Acompanhados de um guia espiritual, os remanescentes desse povo, rezaram, jogaram incenso branco no fogo. Velas foram espalhadas pelo chão. Músicos celebravam tocando, dançando e agitando bandeiras, vestidos com trajes típicos.
O calendário solar maia tem a função de contar o tempo com base no registro das mudanças sazonais e sua relação com atividades como a colheita e vida civil dos povos. A celebração de final do ano e início de outro fazia parte da vida espiritual e civil dos maias. Atualmente, os descendentes buscam resgatar, revalorizar e divulgar o calendário de seu povo.

O ano maia é dividido em 18 meses de 20 dias cada um, seguidos por um um período de cinco dias chamado Wayeb’. Ao todo, são 365,24 dias. Cada Ab’ (ano), que significa hamaca, equivale a uma rotação da Terra em torno do sol, de acordo com o livro Ciência Maia aplicada à educação pré-primária e primária, do Conselho Nacional de Educação Maia. Ele também representa a sincronia entre as energias do cosmo e da natureza.

Fonte: National Geographic Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário